Pet-Saúde em Belo Horizonte/ UFMG

O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) é um programa governamental lançado em agosto de 2008, para viabilizar aperfeiçoamento e especialização em serviço dos profissionais da saúde, iniciação ao trabalho, assim como estágios e vivências, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde. Através do programa, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e as Universidades atuam em parceria para integração docente-assistencial,  diversificação dos cenários de prática para os alunos e a articulação dos serviços próprios das instituições acadêmicas no contexto do Sistema Única de Saúde. As atividades são desenvolvidas através de grupos tutoriais coordenados por um professor universitário, formado por profissionais de saúde que já trabalham da rede municipal e por estudantes de graduação de cursos da área da saúde.






O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) foi instituído no âmbito dos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC) para fomentar grupos de aprendizagem tutorial na Estratégia de Saúde da Família. Em Minas Gerais, o projeto é resultado de uma parceria da UFMG com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte que busca incentivar processos formativos voltados para a qualificação da Atenção Primária à Saúde, envolvendo docentes e estudantes dos cursos de graduação da Área da Saúde da UFMG e profissionais da Rede Básica de Saúde do Município. São 11 cursos participantes na UFMG: medicina, medicina veterinária, farmácia, nutrição, odontologia, psicologia, educação física, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia. 
O PET–Saúde UFMG-SMSA/PBH terá continuidade em 2010/2011, trazendo importantes mudanças como a ampliação do número de grupos tutoriais de 10 para 13; aumento do número de centros de saúde participantes de 13 para 17; aumento de grupos tutoriais trabalhando as linhas de pesquisa "saúde do idoso" e "promoção de modos saudáveis de vida" e inclusão da linha de pesquisa "saúde do adolescente". 


PET-Saude UFMG

O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde da UFMG e da SMSA de Belo Horizonte se iniciou em fevereiro de 2009. Atualmente conta com 17 grupos tutoriais, 19 professores universitários que desempenharem a função de supervisão docente-assistencial e/ou orientação de residentes de medicina de família e comunidade, 48 preceptores trabalhadores da unidade básica de saúde e 155 estudantes bolsistas e 50 estudantes voluntários de 11 cursos de graduação da área da saúde.  

Cursos envolvidos                 
 
Nome do curso: Educação Física
Link: http://www.eef.ufmg.br/
 
Nome do curso: Enfermagem
Link: http://www.enf.ufmg.br/
 
Nome do curso: Farmácia
Link: http://www.farmacia.ufmg.br/
 
Nome do curso: Fisioterapia
Link: http://www.eef.ufmg.br/
 
Nome do curso: Fonoaudiologia
Link: http://www.medicina.ufmg.br/
 
Nome do curso: Medicina
Link: http://www.medicina.ufmg.br/
 
Nome do curso: Medicina Veterinária
Link: http://www.vet.ufmg.br/
 
Nome do curso: Nutrição
Link: http://www.medicina.ufmg.br/
 
Nome do curso: Odontologia
Link: http://www.odonto.ufmg.br/
 
Nome do curso: Psicologia
Link: http://www.fafich.ufmg.br/
 
Nome do curso: Terapia Ocupacional
Link: http://www.eef.ufmg.br/





PET-Saúde UFMG / Linhas de Pesquisa

SAUDE DA CRIANCAUBS: SANTA MONICA
INTERFACE SAUDE E AMBIENTEUBS: NOVA YORK
SAUDE DO IDOSOUBS: PRIMEIRO DE MAIO
SAUDE DO ADOLESCENTEUBS: HELIOPOLIS
SAUDE E AMBIENTEUBS: JARDIM GUANABARA
SAUDE DA CRIANCAUBS: SAO BERNARDO
PROMOCAO DE MODOS DE VIDAUBS: MILIONARIOS
PROMOCAO DE MODOS DE VIDAUBS: BARREIRO DE CIMA
PROMOCAO DE MODOS DE VIDAUBS: CAFEZAL
PROMOCAO DE MODOS DE VIDAUBS: MARIANO DE ABREU
SAUDE DO ADOLESCENTE         UBS: CACHOEIRINHA
SAUDE DO ADOLESCENTE                  UBS: SAO MARCOS
SAUDE DA MULHER         UBS: PADRE FERNANDO DE MELO
INTERFACE DE SAUDE E AMBIENTE             UBS: SAO GABRIEL
SAUDE DO IDOSO        UBS: JARDIM ALVORADA
SAUDE DO IDOSO        UBS: JARDIM MONTANHES